quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Interail Balcãs (cont.)


Skopje

Foi já dentro do táxi, a caminho da estação que decidimos fazer uma paragem em Skopje, para conhecer a capital da Macedónia!
Mais 10 horas dentro de um comboio! Mas desta vez, compramos o bilhete com cama, e pelo menos eu, passei uma noite de sono bem agradável! (A Natália passou a noite a sonhar que o comboio ia descarrilar… lol)
Mesmo assim, o comboio atrasou-se 2,5horas pelo que apenas chegamos a Skopje às 10h da manhã!
A ideia era passar lá o dia, e depois separarmo-nos! A Natália e a Sofia, seguiriam num comboio para Bucareste (tinham de lá estar mais cedo), enquanto eu, o Fernando e a Diana seguiríamos para Tessalónica (Grécia).

No entanto, descobrimos que não havia comboio directo para Bucareste, e que a melhor solução era as meninas partirem já para Tessalónica, para lá apanharem o comboio directo para a Roménia! Tinham apenas 5 minutos para comprar os bilhetes e entrarem no comboio… e assim fizeram! Mas já o comboio ia no horizonte, quando me lembrei que eu é que tinha ficado com os bilhetes delas do interail… ou seja, os bilhetes delas para a Roménia!!! Resultado: as meninas tiveram de ficar mais um dia na Grécia, à nossa espera para depois irmos juntos para a Roménia! É o que faz sermos distraídos!!!!

Em Skopje, eu, a Diana e o Fernando víamo-nos a braços com a difícil tarefa de encontrar um hostel onde ficar (com a indecisão não tínhamos marcado nada!). Mas foi impossível! Bem que ficamos a conhecer a cidade de táxi, mas tivemos de acabar num pequeno hotel no centro dos bairros turcos!

Esta cidade encantou-nos mais que Belgrado! Está carregada de história e também de violência! Durante séculos e séculos foram invadidos e lutaram pela sua independência. No entanto, situações mal resolvidas depois da II Guerra Mundial, deram origem a conflitos armados com facções separatistas (Kosovo) e também conflitos diplomatas com a Grécia (por causa do nome do pais!!). Por isso, Skopje apresenta muito poucas semelhanças com uma capital europeia! É atravessada pelo rio Vardar, e de um lado estão os muçulmanos, com os seus bairros turcos, e com as suas mesquitas! Do outro, os ortodoxos, um pouco mais desenvolvidos e com igrejas decoradas com lindíssimas pinturas! Mas parece que conseguem viver em relativa harmonia! E cada um dos lados tem o seu encanto, apesar de ser notório o baixo nível de vida nesta cidade!

Depois de um dia estafante a calcorrear os caminhos de Skopje, decidimos gastar os nossos dinares num belo repasto! Posso dizer que a comida tradicional deste país é bastante saborosa e as pessoas sabem como servir! Apesar de aqui os preços serem bastante mais baixos, ficamos mesmo surpreendidos, quando depois de pagarmos a conta, verificamos que apenas nos sobravam 10 Dinares da Macedónica, ou seja 0,15€! Lol Foi por muito pouco que não ficámos a lavar pratos em Skopje!

Sem comentários: