sábado, 2 de fevereiro de 2008

Interail dos Balcãs

Após 4 árduos meses entre trabalho, aulas e apresentações de projectos nas aulas, chegou a época de exames.
Eu estou inscrita a: International Marketing (Marketing), Business Investment Strategies (Análise de Investimentos), Economic and Financial Analysis I (Finanças), Economics Projects and Managment games I, Human resources management e Risk Management (opcionais). Ou seja, 6 cadeiras! Destas, a 3 não foi necessário realizar exames, porque fomos avaliados por projectos. Para as restantes 3 foi preciso estudar!!
E estudámos!!

Mas com apenas 3 exames, sobrava-me alguns dias para ir dar mais um passeio! As opções ainda eram algumas… conhecer um pouco melhor a Roménia e ir até Maramures (dizem que é do mais tradicional que pode haver!), ir até Chisinau (capital da Moldávia) ou ir até Belgrado (capital da Sérvia). Depois de ler um pouco sobre cada uma destas cidades, e tentar encontrar companhia para a viagem, decidi-me por Belgrado! Para não variar, no próprio dia em que partimos, ainda não se sabia muito bem quem ia! A Sara Tipping tinha exames e trabalhos para fazer, o Pi meteu na cabeça que não podia, o Zé e o Petas planearam ir lá mais tarde, … Mas sermos 14 portugueses tem a sua vantagem! E assim, foi um grupo de 5 tugas que partiram para uma viagem de 12 horas de comboio: eu, a Sofia, a Natália, a Diana e o Fernando!


Belgrado

Chegámos à Gard Nord apenas 20 minutos antes do comboio partir. E ainda tínhamos de comprar os bilhetes! Assim, foi um pouco à pressa que comprámos 5 passes de Interail dos Balcãs. Por 50 €uros, tínhamos direito a 5 viagens entre Roménia, Bulgária, Macedónia, Sérvia, Turquia e Grécia! Compensava face aos 60€ que teríamos de pagar só pela viagem de ida e volta para a Sérvia!

Com tantas horas de viagem, tivemos tempo para divagar um pouco… e a Diana desafiou-nos a aproveitar as viagens do interail todas e ir até à Grécia! Afinal era de borla!! Hum… ficou-nos a ideia na cabeça! Mas ainda era cedo para decidir!

Passar a noite num comboio em viagem, não é muito agradável, principalmente se não tivermos cama (somos muito poupadinhos!!) e se estiver um calor infernal! Por isso, só quase de manhã é que conseguimos dormir um pouco! E foi mesmo a dormir que passamos a primeira hora em que estivemos em Belgrado! Quando reparamos, o comboio já tinha chegado à mais de 1hora e nós continuávamos a sonhar lá dentro!!!!


Foi da maneira que fomos mais descansados conhecer a cidade! E o que dizer de Belgrado!? É uma cidade ainda muito marcada pela guerra recente em que esteve envolvida! Apesar de ter alguns edifícios imponentes no centro (Parlamento, Tribunal, Câmara Municipal, …), ter algumas ruas engraçadas, estar polvilhada de igrejas ortodoxas e ter o Danúbio; a maioria da cidade é cinzenta, degradada e sem nada em especial… ou seja, tipicamente comunista!
O que mais nos impressionou foi ver os edifícios em frente ao Ministério da Defesa!
Um deles ainda destruído pela guerra, estava completamente a cair! Outro, com marcas de balas na parede exterior… e numa das principais ruas da cidade, com as pessoas a passar por ali como se nada fosse!
Sabíamos que Belgrado também é conhecida pela sua vida nocturna. Aqui, “todos os dias parecem Sábado à noite” – era o que estava escrito no livro da Sara, “Eastern Europe”. Mas (in)felizmente não tivemos tempo para explorar e sentir melhor a cidade, porque decidimos partir nesse mesmo dia para Sul.
.

Sem comentários: