sábado, 19 de janeiro de 2008

Sinaia, Brasov & Bran

Olá meu caros,

Quando cheguei a Bucareste, tinha à minha espera muita neve (e frio!), e mts trabalhos e testes para fazer para a Faculadade!
Assim durante 3 dia mal saímos de casa a estudar Finanças, Human Resources e também a matar saudades da nossa residência! (Já saiu a nota de HR... tirei nota máxima 10!!!)
Mas na quinta-feira já estava farta de estar por Bucareste e decidi aproveitar o dia que tinha mais ou menos livre para conhecer um pouco melhor a Roménia! Infelizmente, o pessoal que já estava na Moxa tinha todo o que estudar... por isso segui viagem sozinha!

Na sexta-feira, às 7.30h já estava eu num comboio a caminho de Sinaia! Tenho de confessar que andar de comboio na Roménia, a caminho de uma "cidade" que não sabes como é, e que não é o fim da linha, é um pouco complicado! Mas quem tem boca, vai a Roma!!
Comigo levei o livro da Sara: "Estern Europe" para me aconselhar nos melhores locais a visitar!

Sinaia é conhecida por duas coisas: Castelul Peles e a estância de esqui! Fiquei-me por visitar o 1º... que é espectacular! No livro, dizia que não ficava muito longe da estação de comboios, por isso segui a pé! E subi, subi... a dada altura já não acreditava que existisse castelo! Mas o caminho é muito agradável... as encostas estavam cobertas de neve e um pequeno riacho dá um toque final ao quadro encantador!
A dada altura ... por dentro da vegetação começa a espreitar a torre mais alta do castelo! Eram 10.30 e praticamente ainda não havia turistas! No ar, ouvia-se uma musica medieval entoada por uma flauta não muito longe! LINDO!
Vejam o filme com som!



De resto, acho que as imagens contam tudo! Este é o monumento mais visitado na Roménia! E entende-se bem porquê! Não só o exterior do Castelo e a sua envolvente são do melhor... como o interior é algo que vale mesmo a pena visitar! É de um riquinte e de um bom gosto difíceis de superar! Pena não deixarem tirar fotos!



Mas a manhã já ia no fim, e eram horas de seguir viagem!
Às 2h já estava eu em Brasov (2ª cidade mais importante da RO e fica a 3,5 horas de Bucareste)

Assim que saí da estação foi até ao ponto de informações e em poucos minutos fiquei a saber como me deslocar para o centro e depois para Bran.

Alguém já me tinha dito que Brasov, era um misto de Sibiu e Bucareste! A mesma arquitectura medieval de Sibiu, mas em tamanho muito maior! Não é uma má cidade para se viver! A praça central é agradável, com muitas lojas, cafés e restaurantes! Tem alguns edifícios imponentes como o Brasov Historical Museum ou a Black Church e as pessoas são simpáticas!

Mas o que de melhor Brasov tem, é sem dúvida a vista! Esta cidade está rodeada por montanhas - é o início dos Cárpatos; e subindo ao topo do Monte Tampa por teleférico ficamos num lado, com toda a cidade aos nossos pés, e no outro com uma vista fenenomenal dos Cárpatos! LINDO! Sente-se uma paz lá em cima... um silêncio... conseguimos ouvir os nossos próprios pensamentos!

Às 4h da tarde já estava de volta à cidade, e ainda tive tempo de dar umas voltas pela cidade para apreciar o ambiente durante a hora de ponta!! Muito mais calmo que o de Bucareste!! lolol

O sol já se começava a esconder por trás dos picos mais altos e eu ainda queria ir ver o Castelo de Bran! Por isso, lá segui as indicações da guia... e consegui encontrar o autocarro que me ia levar ao 2º monumento mais visitado na Roménia!

Esta viagem deu para conhecer, não só o Castelo, mas também a forma como os romenos vivem em cidades mais pequenas! O autocarro em que foi para Bran, estava apinhado de gente (era um de 54 lugares, e levava pra aí 70)... gente com muito casacos e algumas malas! Mas mesmo assim, as pessoas não deixavam de ser minimamente simpáticas! Se não o fossem nunca teria saído na paragem certa... e a esta hora estaria não sei onde!

O autocarro deixou-me mesmo à porta, mas já eram 6h! Ou seja, já estava de noite e o Castelo estava fechado! Só deu mesmo para o ver, comprar postais e voltar a enfrentar um caminho de 1 hora de regresso a Brasov, mas desta vez bem sentadinha! :)

No meio de tanta coisa, não consegui comprar nenhum postal de Brasov! Dá para acreditar?! É que não encontrei nenhum... :( Vou ter de tentar arranjar mais tarde!

Para finalizar o dia bem aterefado... cheguei a tempo à Moxa para receber o Petas, o Zé, a Inês e o Vitor que chegaram finalmente de Portugal!!!

Sejam benvindos!!
Quanto aos que estão em PT, só posso desejar Boa Sorte para o resto dos exames!! Vão dando noticias...
Bjs

1 comentário:

Isabel Amorim disse...

Olá! tudo bem? espero que os exames estejam a correr bem! o meu namorado (o Ricardo de Engenharia que está aí em Bucareste, julgo que estiveste com ele na semana passada...)está neste momento a fazer o penultimo exame! ja tem 8 cadeiras feitas (de 10 que tem que fazer)! Adorei as fotos que vi no teu blog! Fizeste bem partir sozinha (já que não pudeste ter companhia...que é sempre o ideal!) Já estava nos nossos planos ir a Sinaia, Brasov e Bran...assim como a Predeal, Rasnov, Sighisoara e Sibiu (este é o nosso plano para os dias de 15 a 20 Fevereiro)...se for possível, envia-me um e-mail a explicar +- essa situação do transporte de Brasov para Bran (duração da viagem, preço, local onde se apanha o autocarro e a frequência dele, se souberes, claro!)...o meu mail é: isa_amorim9@hotmail.com
Muito obrigada pela ajuda! todas as informações que me possas dar serão preciosas!
Boa sorte para os exames e trabalhos!!! beijo*