sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Um pouco de cultura...

A Roménia é um país (re)conhecido em Portugal pelas centenas de romenos imigrantes que recentemente entraram no nosso país. Assim, a ideia que nós, portugueses, fazemos da Roménia consiste em pobreza, ciganos e insegurança. Mas isso não corresponde totalmente à verdade… é certo, que existem esses elementos nesta sociedade – tal como em qualquer cidade europeia; mas existe muito mais! Bucareste é uma verdadeira capital, com trânsito (lolol), edifícios sumptuosos, grandes parques naturais, oferta cultural, universidades, …
Desde que cá estou, já recebi alguns e-mails de portugueses que vêm para cá e que têm receio do que possam encontrar. A eles e todos vocês posso dizer que Bucareste é uma cidade bonita, segura, com habitantes simpáticos (na sua maioria) que dominam o inglês e o francês como nunca vi em Portugal. A Roménia, em geral, pelo que vi é bonita e acolhedora, com grandes castelos, palácios, mosteiros e lagos. Com certeza, que ainda é um país de desigualdades e pobreza, mas está a trabalhar para crescer…


E para provar o que estou a dizer, vou-vos falar um pouco da cultura que se respira nesta cidade.
Todas as semanas, à 5ª feira, sai um guia da “cultura” de Bucareste: concertos, discotecas, espectáculos, óperas, bailados, cafés, bares, workshops, clubs, teatro, exposições… E olhem que ainda é um guia grande!
Para terem um noção só dos concertos que por aqui passam, desde Setembro: Black Eye Peas, Beyonce, Chemical Brothers, Muse, Deep Purple, Tiesto ….. e ainda vão cá passar: Joaquim Cortez, … Já para não falar em Sibiu, capital europeia da cultura de 2007, onde há qualquer coisa todos os dias!

O que acontece normalmente, é que nós, ou não podemos ir a estes espectáculos, ou não queremos, ou quando sabemos estes já aconteceram… lolol Mas esta semana tivemos um pouco de sorte e conseguimos ir assistir à Opera Cármen, de Bizet. Assim, na 4ª feira, eu, o Fernando e o Pi estávamos às 18.30h à porta da Opera Nacional da Roménia.

Quem conhece esta obra, sabe que o que vale… para quem não conhece, digo que uma das Árias mais conhecidas (Habanera) é aquela música do detergente para limpar o chão (lolooolool). Seja como for, nós os três deliramos com o Toreador e com o solo da Micaela, tanto que ainda hoje o Pi está a cantar… Mas o que vai vos surpreender (penso eu) é o custo desta brincadeira… aqui, fica mais barato ir à Opera do que ir ao cinema em Portugal.

Por isso mesmo, já estivemos a ver o programa e até Dezembro ainda vamos assistir pelo menos a: La Traviata e Il Travatore, de Verdi, Bodas de Fígaro e Flauta Mágica, de Mozart, Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini… Mas o que gostaríamos mesmo de ir ver era o O Turandot de Puccini… talvez ainda tenhamos oportunidade! :)

.

E vocês que têm feito? Gostaram dos meus postais? Deixem comentários…
Bjs

1 comentário:

Mihaz disse...

Ola querida! Adorei receber mais um postal teu! Acredita que fico muito feliz quando os recebo porque as saudades ja começam a apertar!

Obrigada e beijinho pa ti!