terça-feira, 23 de outubro de 2007

Sibiu si Sighisoara

Duas semanas depois de voltarmos de Sofia, já estavamos mortinhos por voltar a sair de Bucareste, à descoberta de mais uma cidade!

Assim, na 5ª feira à noite, decidimos preparar a nossa viagem para Sibiu que decorreria no dia seguinte!! Em 2 horas, conseguimos ver os transportes, marcar hostel, jogar poker, comer um jantar chinês, ver os sketches do gato fedorendo e ainda tocar (só o Fernando) e cantar umas musiquinhas!! Isto é que é eficiência...

De início apenas eu, e mais os 3 rapazes do 007 (Fernando, Pi e o Vitor) é que seguíamos viagem, mas ainda na 5ª feira as meninas juntaram-se a nós!! E que jeito que fizeram...

Na 6ª feira, saio eu do banco, já com a informação de como se chegava à paragem de autocarros e cheia de vontade de não perder o dito transporte... na residência, estava tudo quase pronto... Mas mesmo assim, entre apanhar o metro e encontrar o autocarro que nos levaria a Sibiu ainda tivemos de dar uma corridinha!
Qual o espanto do motorista quando vê chegar um grupo de 9 tugas ao seu autocarro já cheio! Se fossem tugas normais, teríamo-nos vindo embora... mas não! Connosco estava a Sara Luísa e a Diana, duas pequenas senhoras que não sabem ouvir um não... Resultado? Quase nos pagavam para nos levarem! lolol Não... pagamos menos de metade do preço do bilhete (€5) e viajamos durante 6 horas de pé, sentados nos degraus, deitados no chão... basicamente, onde cabia um tuga.

Mas a Diana não se ficou por aí... com o seu encanto, encontrou um simpático estudante da nossa faculdade que ia passar o fds a casa. É claro que com a Diana a tentar falar em inglês ninguém conseguiu dormir durante a viagem! Foi uma risota... Mas a persistência desta miuda ainda nos fez poupar uns trocos!!

Depois de uma "confortável" viagem, chegamos a Sibiu... primeiro impacto: "Que frio!"

Com o fabuloso desenho que o Adrian tinha feito, o Fernando lá nos consegiu levar até ao hostel onde iriamos pernoitar!!! Mas não era um hostel qualquer... era aquele que tinhamos marcado em cima do joelho na noite anterior... mas que se revelou bem acima das expectactivas! Localizado no centro da cidade tínhamos da nossa janela uma vista fantástica para uma das praças principais da cidade.

Nessa noite ainda estivemos a explorar um pouco a cidade... mas para nosso espanto esta estava praticamente deserta (era 24h duma sexta à noite!), a razão veio a parcer-nos óbvia passado poucos minutos ao frio! Não se conseguia andar na rua durante muito tempo... Assim o fim de semana, foi passado entre cafés, restaurantes, clubs e ainda alguns museus!! Em 2 dias, estivemos em 13 espaços diferentes!! Mas cada um melhor que o outro... um requinte, uma decoração... uns bolos, uns chocolates quentes, uns capucionos... humm!
Sibiu, é este ano a capital europeia da cultura, e como tal eram inúmeros os cartazes espalhados pela cidade a anunciar espectáculos... infelizmente os bilhetes para a ópera "Bodas de Figaro" de Mozart com a orquestra de Vienna já estavam esgotados... por isso a nossa cultura ficou-se pelos já falados cafés e clubs.

Mas o que me marcou nesta cidade, não foi a arquitectura fantástica, a limpeza, a simpatia das pessoas e os cafés acolhedores... foi acordar no Domingo, olhar pela janela e ver tudo coberto de branco!!!! Eu nem queria acreditar que estava a nevar... literalmente! Na madrugada anterior, os meninos fizeram um esforço considerável para me convencer que estava a começar a nevar!! lololol Tão bonito!! Um frio de rachar... mas lindo!!

Toda esta paisagem aliada à boa disposição de 9 tugas gelados, fez com que este fosse um fim de semana bem passado!

Na 2ª feira, demos ainda um saltinho a Sighisoara - uma cidade medieval a pouca distância, que nos disseram que valia a pena visitar!!! O próprio Conde Drácula viveu nesta cidadela durante alguns anos... A cidade é simpática, mas está toda em obras (aproveitar os fundos comunitários!!) e como tal foi um pouco decepcionante! lol

Às 3h da tarde já tínhamos visitado a cidade e ainda nos restavam 3 horas para o comboio... tal não seria preocupante se pudessemos ter ido para um qualquer acolhedor café conversar um pouco! O problema foi que nos vimos como Romenos... sem dinheiro e com muito frio! lol É verdade... não queríamos levantar dinheiro para não pagar comissões... (somos mesmo tugas). Mas para tudo há solução, o Fernando fez, com o seu último leu, um investimento na compra de uma flauta... e tudo se resolveu! lololol