sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Despedida para o Natal!

Hoje é 6ª feira, dia 14 de Dezembro. Faz precisamente 4 meses e 6 dias desde que cheguei a Bucareste pela primeira vez. Neste tempo fiquei a conhecer uma nova cultura, uma nova cidade, uma nova forma de estar na vida... Esta cidade fica a mais de 3000 kms da cidade a que chamo casa, e no entanto já quase me sinto em casa.
.
Nestes últimos 15 dias, estivemos concentrados em trabalhos de aulas. Só eu, realizei (em grupo) 4 apresentações de projectos e 3 case studies... Algo que na FEP é impensável. Eles cá valorizam muito a participação dos alunos nas aulas, daí que assuidade dê pontos para a nota final, assim como sucessivas apresentações de trabalhos. Mais uma vez saliento a fluência deles no inglês... falam como se fosse a sua língua materna.
.
Mas aulas à parte... a última semana é também importante, por ser preciamente a última semana!! Para além do "tradicional" jantar de natal com portugueses, esta semana partimos tudo! Entre jantares bem servidos (o Tratoria e o Radu vão deixar marcas tanto na alma, como na carteira!!!), karokes com revelações surpreendentes (Zé, tu não cantas... tu encantas!), Operas e Club A passamos bons momentos. Mais uma vez, a guitarra do Fernando voltou a ouvir-se, e voltou a encantar quem o ouviu!!
.
Mas o melhor presente de Natal que Bucareste me podia ter dado aconteceu ontem, à saída da estação de metro Eroilor, a caminho da Opera Nacional, fomos surpreendidos por uma queda neve espectacular!! Nevou e encantou ainda mais a chegada a um edificio imponente, com uma grande árvore de natal (em forma de garrafa de coca-cola) à entrada! Isto sim é Natal! Como já estávamos atrasados (para variar!!) não pudémos apreciar bem o momento! Mas à saída, tinha-me de vingar do frio que o Pi nos fez passar em Vienna! Que bem que me soube brincar na neve!! Parecia uma criança... :)
.
.
Foram meses intensivos... entre viagens, trabalho, aulas, passeios, festas e convivios, não parei! Não parámos!! Sim, porque viver é Erasmus, não é só viver numa outra cidade... É viver numa outra cidade rodeada de pessoas que fazem a diferença. Mais do que o local, são as pessoas que ficarão retidas na memória. Como uma boa pessoa daqui está sempre a dizer: "De nada vale tirar fotos aos monumentos, o que é diferente, é nós estarmos neles! Para os monumentos temos os postais!"
.
Desde 4ª feira que o nosso grupo de 14 tugas começou a desintgrar-se... As meninas foram para Barcelona, o Zé para Paris, a Tipping e o Petas para Madrid, o Rui parte hoje para o Porto, eu e os meninos do 007 vamos para Milão no Sábado, e o Tiago vai para o Porto no Domingo... em comum levamos muitas histórias para contar, a ânsia de encontrarmos caras familiares e a nostalgia da partida de um local que já nos diz muito!!
.
Em Janeiro há mais...
.
Sarbatori Fericite!
(Boas Festas)
.
Bjs*
.
Até breve

Sem comentários: