quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A concorrência...


Hoje vou escrever um pouco sobre a principal razão que me trouxe para estas terras: o desafio de "vir abrir um banco"!


Pois bem, de facto é isso que estou a ajudar a fazer aqui... Hoje é 4ª feira, significa que já se passaram 3 dias de trabalho. Os que já tiveram o (des)prazer de trabalhar, sabem que os primeiros dias são sempre um tanto ou quanto esquesitos (para não dizer secantes)... não temos acesso a nada, não conhecemos o trabalho, as pessoas, elas não nos conhecem a nós... ainda não há a relação de confiança! Aqui não foi diferente... Mas tem sido bastante interessante...

Estou a trabalhar numa empresa portuguesa, que tem o orgulho de se intitular um banco multidoméstico, pelo que posso dizer que estou a trabalhar num banco romeno, com romenos, portugueses e polacos. Resultado?!! Têm todos de se entender em inglês... lolol

Como em tudo na vida, há dias melhores e dias piores... Já me aconteceu estar no posto de trabalho a ler umas cenas em inglês, ouvir umas colegas a falar entre si em romeno, e a polaca a falar ao telefone na sua língua materna... só me apeticia fugir!!

Mas hoje, tive o prazer de descobrir imensos portugueses distribuídos pelos 6 pisos do edificio Millennium. Parecia que estava em casa... directores a discutir assuntos em português.. foi lindo!!! lolol (para vcs deve parecer banal!!)
Mas como devem estar curiosos, vou-vos contar exactamente o meu trabalho:
Estou na área de retalho, no departamento de desenvolvimento de produtos. (É extraordinário estar a pensar em coisas que em Portugal damos como garantidas).

Mais concretamente tenho que apresentar um conjunto de produtos e soluções financeiras para PFA's - profissionais individuais autorizados: médicos, advogados, notários, ... e também para Micro-empresas - IMM (>€500.000)

Assim, estes dias estive a perceber o mercado financeiro desta praça - uma análise da concorrência, diria um qualquer junior elemento;

Existem mais de 13 bancos a actuar em Bucareste, entre eles:


  • BCR
  • BRD
  • Reiffeisen Bank
  • ING
  • UnitCredit Tiriac Bank
  • BancPost
  • Romanaesca
  • Credit Europe Banc
  • Banc Transilvânea
Estes são os principais bancos... Para os mais interessados, foi o BCR que o Mbcp tentou OPAr há uns tempos atrás... dizem que a queda do PTP começou com esta derrota. De facto, este é o maior banco da Roménia e tem sucursais espalhadas por todo o lado.

Então, basicamente tenho de descobrir que produtos é que estes bancos têm para os tais PFA's e IMM, e depois elaborar soluções para o Mbcp. E perguntam voçês: "E como é que isso se faz?" lolol
Tenho a certeza que o dep. Comercial da FJC vos pode ajudar nesse assunto. Eu só vos vou deixar um cheirinho...
Na 3ª feira ainda não tinha acessos a nada, então decidi ir até ao terreno (segui o conselho do meu ex-chefe: "Give me the facts!!"), por isso foi até estas sucursais perguntar que produtos é que ofereciam a pequenas empresas... Fiz-me de representante de uma empresa do Norte da Roménia, com 50 trabalhadores, e um turnover de €500.000... e como se chamava a empresa?!? "Fep Junior Consulting" lololol
E quando me perguntaram de que cidade vinha? foi hilariante!! :)
Para aqueles mais cépticos em relação ao pagamento dos movimentos nos multibancos, informo que aqui é prática corrente...
Paga-se 0,2% por levantar dinheiro nos multibancos do nosso banco, e 0,5% + 2,5 lei (€0,85) se levantarmos nos multibancos doutros bancos... ah pois é!!!
Já para não dizer que consulta de saldos, movimentos, transferências, ... tudo se paga! E não há serviços de internet grátis pra ninguém!
Muito bem, já ficaram com umas noções da banca romena...

2 comentários:

Pedro Marques disse...

JC!
Vais abrir um banco e ainda começas a internacionalização da junior...fantástico! Vou falar com o sr. Joe Ber(n)ardo para preparar uma AG para breve: Jace&Peixoto vs Pinhal&Jardim Gonçalves!lol

Força!

PS: as acções do millenium estão a subir e vou mandar a capa de EDR pelo PI!

beijinhos!

Sérgio Silva disse...

Jace

Bem já tenho algumas saudades tuas, eu bem te disse para n ires....

Agora deixando-me de lamechices..

Já tenho saudades é de andar a porrada cntg e cenas do género, tentar desviar as conversas com xxx e cenas... e n conseguir, sabes como somos, smp sinceros :) eheheh

Há quem diga é quem diga que o que era porreiro era umas explicações, e que veêm aí teste de escolha múltipla...

Boa sorte e vai dando notícias.

Bjinhos

Sérgio Silva